Frente Comum acusa Governo de querer privatizar a ADSE

Frente Comum acusa Governo de querer privatizar a ADSE
| Política
Porto Canal

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública classificou hoje de "indecente" o aumento imposto pelo Governo dos descontos para a ADSE e acusou o executivo de estar a preparar a privatização deste subsistema de saúde.

"Embora o Governo não o queira admitir, é o caminho para a privatização da ADSE", disse a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila.

Falando aos jornalistas no final de um encontro de quase duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, a coordenadora da estrutura sindical afirmou que "a reunião correu mal" e que a Frente Comum rejeita "os argumentos deste Governo e deste secretário de Estado".

"Temos uma certeza: o Governo tem um decreto de lei que antecipa que a ADSE tem de se autofinanciar, ou seja, os trabalhadores têm de financiar a ADSE na totalidade em 2016 e das duas, uma. Ou quer fazer uma coisa diferente da atual ou encaminha-se para transformar a ADSE numa seguradora que mesmo sendo gerida pelo Estado não deixa de ser um serviço equiparado a um privado", declarou Ana Avoila.

A sindicalista lembrou que os descontos dos funcionários públicos já financiam o subsistema em cerca de 70% através dos descontos, cabendo ao Estado um financiamento de cerca de 30%.

"Na prática, a ADSE sustenta muitos empregos e há dinheiro que serve para pagar laboratórios, clínicas e hospitais privados. Não aceitamos, achamos que este aumento é indecente, com um argumento simplista que é o autofinanciamento", reforçou a sindicalista.

As principais estruturas sindicais da Administração Pública foram hoje recebidas pelo secretário de Estado da Administração Pública para discutir o aumento de 2,5% para 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.

A Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), presidida por Nobre dos Santos, exigiu ao Governo que a gestão do subsistema de saúde ADSE passe para os trabalhadores, cujos descontos rondam já os 70%, ficando o Estado com um encargo de 30%.

Já esta manhã, o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), presidido por Maria Helena Rodrigues, acusou o Governo de querer acabar com a ADSE ao impor aos funcionários públicos um aumento de um ponto percentual, de 2,5% para 3,5%, nos descontos para este subsistema de saúde.

A proposta de aumento de 2,5% para os 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos, dos militares e dos polícias foi aprovada em Conselho de Ministros no início do mês.

Na ocasião, o Governo referiu, em comunicado, que "esta alteração visa que os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde sejam autofinanciáveis, isto é, assentes nas contribuições dos seus beneficiários, e tem por pressuposto o seu caráter voluntário, para onde evoluirão também o ADM [para os militares] e os SAD [para PSP e GNR]".

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".