STE acusa Governo de querer "acabar" com a ADSE e contesta aumento dos descontos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (Lusa) - O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) acusou hoje o Governo de querer acabar com a ADSE ao impor aos funcionários públicos um aumento de um ponto percentual, de 2,5% para 3,5%, nos descontos para este subsistema de saúde.

"O Governo quer acabar com o subsistema da ADSE, não explica o que vai acontecer a seguir, mas está na linha ideológica do Governo acabar com este subsistema, retirando aquilo que é o Estado Social. Provavelmente, as alterações acontecerão também no Serviço Nacional de Saúde (SNS), é o que irá acontecer", disse a presidente do STE, Maria Helena Rodrigues.

A dirigente sindical falava aos jornalistas após uma reunião de cerca de duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins.

As principais estruturas sindicais da administração pública reúnem-se hoje com o secretário de Estado da Administração Pública para discutir o aumento de 2,5% para 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.

"Este aumento é para se concretizar", assegurou a sindicalista, ressalvando no entanto que "os trabalhadores têm agora a hipótese, como já tinham desde 2009, de sair do sistema".

"Até aqui a maioria dos trabalhadores não pediam para sair e hoje pedem que lhes apresentemos um requerimento", disse a presidente do STE.

Maria Helena Rodrigues lamentou igualmente a falta de abertura do sucessor de Hélder Rosalino para negociar com as estruturas sindicais, sendo que o encontro desta manhã "foi de imposição, não foi de negociação".

A sindicalista disse não compreender esta decisão do executivo de aumentar os descontos para este subsistema de saúde, uma vez que "a receita própria da ADSE é superior à despesa com os encargos de saúde, quer no regime convencionado, quer no regime livre".

"Esse é um argumento que não colhe", reforçou, acrescentando que no âmbito do Orçamento do Estado para 2014 haverá uma transferência direta de 60 milhões de euros da ADSE para o SNS.

A proposta de aumento para os 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos, dos militares e dos polícias foi aprovada em Conselho de Ministros no início do mês.

Na ocasião, o Governo referiu, em comunicado, que "esta alteração visa que os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde sejam autofinanciáveis, isto é, assentes nas contribuições dos seus beneficiários, e tem por pressuposto o seu caráter voluntário, para onde evoluirão também o ADM [para os militares] e os SAD [para PSP e GNR]".

Esta tarde, José Leite Martins recebe a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública e a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP).

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".