Economia de Chipre recua 4,4% no primeiro trimestre do ano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nicósia, 07 jun (Lusa) -- A economia cipriota recuou 4,4% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2012, pelo sétimo trimestre consecutivo, foi hoje anunciado.

Segundo dados provisórios publicados hoje pelo instituto de estatística cipriota, o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 3.470 milhões de euros no primeiro trimestre, em comparação com os 3.630 milhões de euros no período homólogo de 2012.

Com as correções sazonais, a recessão cipriota foi de 4,3%.

Os dados hoje anunciados corrigem ligeiramente as estimativas de um recuo real de 4,3% e de outro corrigido das variações de 4,1%, apresentadas a 15 de maio.

No último ano e meio, a recessão aprofundou-se em Chipre e a contração do PIB foi aumentando em cada trimestre.

Assim, enquanto entre os meses de janeiro e março de 2012 o recuo do PIB foi de 1,6% face ao período homólogo, no segundo trimestre a contração foi de 2,3%, de 2% no terceiro e de 3,4% no quarto.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.