Incêndios: Quarenta projetos aprovados na área do turismo

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 21 mar (Lusa) - As regiões afetadas pelos grandes incêndios de 2017 já viram aprovados 40 projetos para a área do turismo, no âmbito do Programa Valorizar, afirmou hoje a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Os 40 projetos representam um valor total de investimento de 11 milhões de euros, acrescentou, referindo que há um total de 124 projetos aprovados na linha "para a valorização do interior do país".

Os projetos que vão começar a avançar no âmbito do Programa Valorizar permitem "dinamizar estas regiões no pós-incêndio", com o turismo a assumir-se como um "instrumento de revitalização e dinamização", frisou Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas após a assinatura do contrato para a valorização da aldeia de xisto de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, um dos projetos contemplados pela iniciativa.

A secretária de Estado destacou ainda a evolução do Centro no número de dormidas, que foi a região que mais cresceu no país em termos turísticos.

"Mostra que o território está a dar resposta à procura, para se pôr cada vez mais esta região no mapa", destacou, deixando ainda um repto para que os portugueses "redescubram todo o território".

Entre hoje e quinta-feira, a secretária de Estado vai estar presente na assinatura do contrato de 10 projetos em concelhos da região Centro, que representam um investimento de 2,75 milhões de euros.

Dos projetos, consta o "Góis Smartland", de 444 mil euros, a melhoria das acessibilidades à praia fluvial de Rouqueira (355 mil euros), em Tábua, um projeto de enoturismo em Mortágua, um "percurso lúdico" nas margens do Vouga, em São Pedro do Sul, e a requalificação da Igreja da Misericórdia de Mangualde.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.