ACT registou 23 mortos em acidentes de trabalho na agricultura em 2012

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - Os acidentes de trabalho na agricultura e florestas causaram 23 mortos em 2012, um número que tem vindo a aumentar nos últimos três anos, segundo dados hoje divulgados pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Num balanço do plano de ação para contrariar a subida "inusitada" do número de acidentes de trabalho mortais nestas áreas, a ACT refere que em 2011 abriu inquéritos a 15 situações.

Em 2010 foram abertos 12 inquéritos e no ano anterior foram contabilizados 10 mortos.

Os números de 2012 voltaram a aproximar-se do valor máximo desde 2001 e que foi atingido em 2002, com 25 vítimas mortais.

Os últimos dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS) são de 2010, abrangem também situações ocorridas fora do contexto profissional e referem uma tendência diferente entre a evolução dos acidentes na agricultura e no resto dos setores de atividade.

Assim, na agricultura o número de mortos devido a acidente de trabalho subiu, enquanto no conjunto dos setores tem vindo a cair desde 2007.

No âmbito do plano de combate aos acidentes de trabalho na agricultura, em 2012, a ACT efetuou quase 250 visitas inspetivas e 75 ações de formação e sensibilização, para cerca de 2.800 participantes.

Foram envolvidos 25 serviços da ACT, 45 associações, 63 técnicos de prevenção e 77 inspetores do trabalho.

A informação da ACT aponta que foram levantados 11 autos de notícia, quatro autos de advertência e efetuadas duas recomendações para a área da agricultura.

Como resultado da intervenção realizada, verificou-se que quase 60% das 428 medidas com prazo foram cumpridas e quase metade das medidas encontram-se em acompanhamento por parte dos serviços desconcentrados da ACT.

EA // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.