Incidente com GNR leva grevista dos CTT ao hospital

Incidente com GNR leva grevista dos CTT ao hospital
| País
Porto Canal

Um trabalhador dos CTT que integrou hoje um piquete de greve no Centro de Produção e Logística da empresa em Taveiro, Coimbra, teve de receber tratamento hospitalar após um incidente com agentes da GNR, disse fonte sindical.

Henrique Santos, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, disse à agência Lusa que, "num momento de maior tensão", na última madrugada, o trabalhador foi atingido com gás de um 'spray' acionado por elemento daquela força de segurança.

Entre "alguns empurrões", segundo o sindicalista, o agente da autoridade "deu-lhe um 'cheirinho' de gás", mas não foi ainda possível conhecer a versão da GNR.

O trabalhador foi transportado por uma ambulância do INEM às urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde lhe foi feita "uma lavagem aos olhos".

Henrique Santos explicou que se tratou de "uma ligeira crispação" que opôs elementos da GNR a membros do piquete de greve, entre as 03:00 e as 03:30, cujo desfecho não deverá motivar qualquer iniciativa de ordem legal da parte do sindicato.

Para já, uma fonte da GNR confirmou apenas à Lusa que o Comando Distrital de Coimbra enviou para o local uma força, com a missão de assegurar "a livre circulação de viaturas" dos CTT.

No turno da noite, a adesão à greve dos trabalhadores dos CTT no Centro de Produção e Logística de Taveiro, que emprega cerca de 150 trabalhadores, rondou os 95%, segundo o dirigente sindical.

A greve começou às 00:00 de hoje em protesto contra a privatização da empresa.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.