Administração dos CTT estima adesão à greve nos 22%

Administração dos CTT estima adesão à greve nos 22%
| País
Porto Canal

Os CTT dizem que a adesão à greve era de 22% às 10h30, segundo dados preliminares compilados pela empresa e consideradas já as várias áreas operacionais, sendo esta "uma das mais baixas taxas [de adesão] de sempre", segundo fonte oficial.

"Todas as lojas dos Correios abriram ao público, sem exceções. No total, cerca de 2.500 lojas, incluindo as 624 Estações de Correio, estão hoje a funcionar com normalidade", avança um comunicado dos CTT.

A adesão à greve foi, de acordo com o mesmo texto, "praticamente inexistente" nos serviços centrais dos CTT e "pouco percetível na rede de lojas".

Uma maior adesão dos carteiros foi "incapaz de interromper globalmente a distribuição", acrescenta o comunicado.

A adesão "foi mais significativa" nos centros de produção e logística de Lisboa (Cabo Ruivo), Coimbra (Taveiro) e Porto (Maia), diz ainda a fonte oficial.

"Os piquetes de greve ontem [quinta-feira] organizados nos centros de tratamento e logística não produziram qualquer efeito no fluxo normal de correspondência do país, uma vez que à hora em que foram instalados já todo o correio havia sido expedido destes centros para os 322 centros de distribuição postal e de apoio à distribuição de todo o país", garante o comunicado dos CTT.

Os números da greve divulgados pela administração dos CTT contrasta com o balanço feito pelos sindicados, que esta manhã (às 09:20) estimaram à Lusa uma taxa de adesão na área da distribuição na região de Lisboa de 85,12%.

"No que diz respeito aos carteiros, num universo de 780 trabalhadores, temos uma adesão de 85,12%", adiantou à agência Lusa Vítor Narciso, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNCT), que convocou a paralisação.

O grupo CTT conta com 1.850 postos de correio, dos quais 828 em acordo com as juntas de freguesia, e com mais de 11 mil trabalhadores em Portugal.

Os sindicatos dos correios convocaram uma greve nacional nos CTT para hoje e para a próxima sexta-feira, em protesto contra a privatização da empresa e em defesa de um serviço público de qualidade.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.