Sindicato aponta para uma adesão 90% à greve dos trabalhadores dos CTT

| País
Porto Canal

A adesão à greve dos trabalhadores dos CTT, que começou às 00:00 de hoje em protesto contra a privatização da empresa, era ao início da manhã de 87,65%, disse à agência Lusa uma fonte sindical.

"A adesão neste momento [às 07:00] está em quase 90%. Mas esta adesão contabiliza apenas os trabalhadores dos turnos da noite das centrais de correio de Porto, Coimbra e Lisboa´, porque os correios de distribuição começam a entrar às 07:00 e ainda não temos dados", disse à Lusa o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNCT), Vítor Narciso.

A greve, marcada pelo SNCT, entre as 00:00 e as 24:00 de sexta-feira, visa protestar "contra a privatização dos CTT" e "defender um serviço público postal de qualidade".

Vítor Narciso adiantou que dos 235 trabalhadores escalados para o turno que teve início às 00:00, 206 fizeram greve.

Na opinião do sindicalista, estes números apontam para "uma fortíssima resposta dos trabalhadores às afirmações dos dirigentes dos CTT e à intenção do Governo em privatizar a empresa".

O secretário-geral do sindicato, Vítor Narciso, disse ainda que a "elevada adesão" à greve dos trabalhadores do tratamento e transportes dos CTT vai ter consequências no setor da distribuição.

"A greve dos trabalhadores dos CTT vai levar ao encerramento dos postos de atendimento no país e atrasar o trabalho da distribuição", disse Vítor Narciso, remetendo para mais tarde dados sobre a adesão à greve nestes setores.

Para além desta paralisação, Vítor Narciso referiu que "a luta não termina aqui" e que vão decorrer "ainda este mês outras ações de protesto, em conjunto com algumas juntas de freguesia, contra o encerramento de estações dos correios" em vários pontos do país.

Os CTT estão a terminar o processo de reorganização da rede dos correios, que representa o fecho de 124 estações e a abertura de 78 postos de correio, disse na quinta-feira à Lusa o presidente do Conselho de Administração.

"O processo está a acabar, fizemos uma reorganização da rede e vamos fechar 124 estações de correio e abrir 78 postos", afirmou Francisco de Lacerda, em entrevista à Lusa.

O grupo CTT conta com 1.850 postos de correio, dos quais 828 em acordo com as juntas de freguesia, e com mais de 11 mil trabalhadores em Portugal.

Os sindicatos dos correios convocaram uma greve nacional nos CTT para hoje e para a próxima sexta-feira, em protesto contra a privatização da empresa e em defesa de um serviço público de qualidade.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".