Mais dois casos de 'legionella' no hospital CUF em Lisboa

Mais dois casos de 'legionella' no hospital CUF em Lisboa
google maps
| País
Porto Canal com Lusa

Mais dois casos de 'legionella' do surto do hospital CUF Descobertas, em Lisboa, foram registados, elevando para seis o número de infetados, confirmou esta segunda-feira fonte oficial da Direção-geral da Saúde (DGS).

Os primeiros quatro casos de 'legionella' foram conhecidos no domingo.

A bactéria 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

+ notícias: País

Governo alerta para nova vaga de calor que começa este fim de semana e prolonga-se até setembro

O Governo alertou, esta quarta-feira, depois de uma reunião do IPMA para o aumento das temperaturas a partir do fim de semana que se vão prolongar até setembro. 

Oito meios aéreos mobilizados para a serra da Estrela

Oito meios aéreos estavam, cerca das 10:00 desta quarta-feira, a combater o incêndio que lavra há mais de uma semana na serra da Estrela, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Sérgio Figueiredo renuncia ao cargo de consultor do ministro das Finanças

Sérgio Figueiredo renunciou ao cargo de consultor do ministro das Finanças, anunciou hoje o ex-antigo diretor de informação da TVI num texto publicado no Jornal de Negócios.