Diretor de Inteligência dos EUA defende vigilância de registos telefónicos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 07 jun (Lusa) -- O diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, defendeu na quinta-feira a vigilância de arquivos telefónicos e outros dados de empresas de Internet como parte dos esforços para garantir a segurança nacional.

Em comunicado, Clapper explicou que a cláusula da lei conhecida pela sua sigla inglesa FISA facilita o acesso a informação de estrangeiros fora dos Estados Unidos e que só um determinado número de funcionários especialmente capacitados podem aceder a esses arquivos.

"A informação de inteligência externa recolhida com base neste programa é uma das mais importantes e valiosas que recolhemos e visa proteger a nossa nação de uma grande variedade de ameaças", disse.

O mesmo responsável acrescentou que a informação veiculada por jornais como o The Guardian e The Washington Post sobre a recolha destes dados no âmbito do programa conhecido como PRISM contém "inúmeras imprecisões" e ameaça a segurança nacional.

"A divulgação não autorizada de uma ordem judicial secreta representa uma ameaça potencial à nossa capacidade de identificar e responder aos riscos com que o nosso país se confronta", sublinhou.

Os jornais em causa revelaram que o Governo norte-americano estava a vigiar os dados de empresas como a Apple, Google e Facebook.

Para começar, apontou Clapper, a secção 702 da lei FISA "não pode ser utilizada para fiscalizar intencionalmente nenhum cidadão norte-americano, nenhuma pessoa nos Estados Unidos".

As atividades desse programa secreto, sublinhou, estão sujeitas à supervisão de um tribunal especial criado dentro da FISA, do executivo e do Congresso dos Estados Unidos.

Essas atividades implicam "extensos procedimentos" especialmente aprovados pelo tribunal para garantir que só estrangeiros fora dos Estados Unidos estejam sujeitos a essa vigilância.

A lei antiterrorista de 2001 obriga as empresas a entregarem às autoridades arquivos e informação que possa ser útil a uma investigação relacionada com segurança nacional.

O tribunal proíbe que o Governo aceda indiscriminadamente aos arquivos telefónicos conseguidos através do programa secreto.

Numa outra declaração, Clapper disse pretender que os norte-americanos compreendam que o programa antiterrorista é "completamente legal", tem os seus limites e segue uma série de princípios.

Segundo o responsável, existe um "regime legal robusto" que rege todas as atividades autorizadas no âmbito da FISA para garantir que cumprem a Constituição e as leis e protegem a vida privada e liberdades civis.

O tribunal da FISA, salientou, revê o programa secreto a cada 90 dias e o Departamento de Justiça norte-americano também supervisiona "rigorosamente" o tratamento dos dados recebidos.

Grupos de defesa dos direitos civis acusaram o Governo de Barack Obama de levar a cabo espionagem contra os cidadãos.

Nas últimas semanas, a Administração Obama enfrentou outros casos de escutas telefónicas à agência AP e a um jornalista da Fox News, o que avivou um debate sobre eventuais violações dos direitos civis por parte do Governo dos EUA.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.