Canadá acusa a Nestlé, Hershey e Mars de manipularem o preço do chocolate

| Mundo
Porto Canal / Agências

Toronto, 07 jun (Lusa) -- As autoridades canadianas acusaram na quinta-feira as empresas Nestlé, Mars, Hershey e ITWAL e dois ex-executivos da Nestlé de conspirarem para manipular o preço do chocolate no país.

Segundo as autoridades da concorrência do Canadá (OCC), os acusados são Robert Leonidas, ex-presidente da Nestlé Canadá, Sandra Martínez, ex-presidente da Confeitaria da Nestlé Canadá, e David Glenn Stevens, presidente da ITWAL, uma rede nacional de distribuidores de chocolate.

As autoridades do Canadá indicaram que a norte-americana Hershey "cooperou com a investigação" e que irá declarar-se culpada no dia 21 "pelo seu papel na conspiração para manipular o preço dos produtos de chocolate" no país.

As empresas arriscam multas de até 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros)e os executivos até cinco anos de prisão.

A alegada manipulação de preços do chocolate ocorreu entre 2002 e 2008.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.