GNR e Guardia Civil em "perfeita articulação" no combate a crime transfronteiriço

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 06 jun (Lusa) - O comandante territorial de Braga da GNR, Tinoco Ferreira, garantiu hoje, em Barcelos, que há "perfeita articulação" entre as autoridades policiais do norte de Portugal e da Galiza no combate à criminalidade transfronteiriça.

"Existe perfeita articulação [...], não há nenhuma dificuldade", referiu Tinoco Ferreira, no final de uma reunião entre a GNR e a Guardia Civil de Espanha, para debater a troca de informações entre estas forças, na região norte de Portugal e na Galiza, no âmbito do acordo hispano-português de 17 de janeiro de 1994.

Este acordo regula as condições de policiamento transfronteiriço, possibilitando que as forças de um país possam atuar no outro.

As reuniões entre a GNR de a Guardia Civil realizam-se semestralmente, para "coordenar e agilizar" o policiamento, de forma a obter "melhores resultados" e a "fazer o melhor pela segurança das populações de um país e do outro".

Além destas reuniões, e ainda segundo Tinoco Ferreira, há também "ações sistemáticas" no terreno envolvendo as duas forças.

"São forças de segurança de dois países que se articulam e funcionam muito bem", garantiu.

Tinoco Ferreira escusou-se, no entanto, a pormenorizar qual o tipo de crime que mais preocupa e mobiliza, atualmente, aquele policiamento transfronteiriço.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados