Parque automóvel das prisões reforçado com 42 novas viaturas celulares

| País
Porto Canal / Agências

Braga, 06 jun (Lusa) - O processo de aquisição de 42 novas viaturas celulares, para reforçar o parque automóvel dos estabelecimentos prisionais, está "em fase final", esperando-se "a qualquer momento" a entrega das primeiras, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) reagia, assim, ao requerimento que a deputada do PCP Carla Cruz enviou ao Governo sobre a alegada inoperacionalidade dos carros celulares do Estabelecimento Prisional (EP) de Guimarães.

No requerimento, baseado numa notícia, Carla Cruz refere que aquele EP tem três carrinhas avariadas há quase dois meses e que é obrigado a socorrer-se de viaturas de cadeias vizinhas e até de carros da PSP para o transporte dos reclusos.

Para aquela deputada, trata-se do reflexo das opções políticas tomadas pelos sucessivos governos, que promovem o "desinvestimento" na reparação e manutenção do parque automóvel e no edificado e que "ataca os trabalhadores".

Em relação do caso concreto do EP de Guimarães, a DGRSP afirma que "não é verdade que não tenha ao seu serviço nenhum carro celular".

A Direção-Geral esclarece ainda que o trabalho de deslocação de reclusos em diligências ao exterior obedece a uma planificação prévia e global a todo o sistema prisional e que, entre outras variáveis, tem em consideração a segurança de quem é transportado e dos cidadãos em geral.

"Esta metodologia de organização do trabalho permite a cedência temporária e específica de viaturas de um EP a outros em que, em dado momento, se verifique uma qualquer dificuldade porque o número de viaturas que lhes está afeto é insuficiente para o volume de trabalho de determinado dia", acrescenta.

Diz ainda que o número de viaturas inoperacionais "varia diariamente" em função das avarias registadas e do volume de viaturas que, após passarem pelos serviços de manutenção e de reparação, volta a circular.

"A manutenção e reparação de viaturas constitui-se como uma política destes serviços", sublinha.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.