PSD de Viana critica inauguração de Centro de Remo sem convite ao Governo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 jun (Lusa) - O Centro de Remo de Viana do Castelo, um equipamento que custou 1,7 milhões de euros, abre portas no sábado, anunciou hoje a Câmara, perante críticas do PSD, devido à falta de um convite ao Governo.

Segundo informação da autarquia, este Centro de Remo, situado junto ao rio Lima, é inaugurado no sábado, numa sessão que será presidida pelo presidente da Câmara, José Maria Costa (PS), contando "com a presença de atletas, dirigentes e populares" e integrando ainda demonstrações daquela modalidade, "com grande tradição em Viana do Castelo".

Pouco depois de divulgada esta inauguração, a concelhia de Viana do Castelo do PSD, em comunicado enviado à agência Lusa, criticou a "falta de sentido de Estado e de postura institucional" do autarca socialista.

"Pela segunda vez, o senhor presidente agenda uma inauguração no nosso concelho e não se digna a convidar o Governo de Portugal. Recorde-se que foi este Governo e este primeiro-ministro que desbloqueou os pedidos de financiamento dos investimentos nas infraestruturas relacionadas com o mar e os desportos náuticos em Viana do Castelo", lê-se.

A concelhia do PSD acrescenta que "tem de existir isenção política no desempenho das funções de presidente de Câmara"

Quanto ao novo equipamento, cujo investimento de 1,7 milhões de euros permitiu requalificar e ampliar a antiga "fábrica das boinas", no parque da cidade, disponibilizará "excelentes condições e instalações adequadas" para 75 atletas de remo, sublinha fonte municipal.

Integra pavilhões, áreas administrativas e balneários, além de uma sala de exposição dos troféus dos clubes que vão utilizar o espaço.

Trata-se de um dos três equipamentos dedicados aos desportos náuticos, casos ainda da vela e da canoagem, que representam mais de cinco milhões de euros de investimento, no âmbito do projeto Centro de Mar de Viana do Castelo, em concretização com recurso a fundos comunitários.

O Centro de Remo, sublinha o município, pretende transformar Viana do Castelo numa "verdadeira região atlântica", possibilitando a "criação de uma marca distintiva" ligada à costa, apostando na náutica de recreio articulada em rede com atividades como construção e reparação de embarcações de recreio, turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Paralelamente à obra no Centro de Remo, está em fase de conclusão a construção do Centro de Vela, com um orçamento base de 1,9 milhões de euros, e do equipamento destinado à Canoagem, na margem esquerda do rio Lima, por 1,5 milhões de euros.

Há poucas semanas, abriu portas o Centro de Alto Rendimento de Surf, que representou um investimento rondando um milhão de euros.

PYJ // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.