BCE admite mudar taxa de depósitos para valores negativos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O presidente do Banco Central Europeu admitiu hoje que discutiu com os governadores dos bancos centrais do euro a possibilidade de passar a taxa de depósitos da instituição para valores negativos, cobrando aos bancos para receber os seus depósitos.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do conselho de governadores da instituição que lidera, Mario Draghi explicou que foram discutidas várias medidas que podem avançar caso seja necessário, mas que estas não são necessárias para já.

Passar a taxa de depósitos para valores negativos implicaria que os bancos teriam de pagar à instituição para lá parquearem o seu dinheiro, o que poderia ser um incentivo para que estes dessem mais finaciamento ou que mantivessem pelo menos o dinheiro no sistema.

"Tivemos uma discussão ampla sobre várias medidas, medidas não convencionais que podem ser utilizadas para reparar o mecanismo de transmissão monetária. LTRO [empréstimos de mais longo prazo], políticas de colateral [ativos que servem de garantia aos empréstimos da instituição]. A maioria destas medidas direcionadas a resolver problemas de financiamento, algumas mais fáceis de implementar e nas consequências esperadas. A possibilidade da taxa da facilidade de depósitos ser negativa", enumerou o responsável.

Mario Draghi disse ainda que o BCE está agora tecnicamente pronto para avançar com estas medidas, mas que para já estas ficarão guardadas para quando a situação assim o exigir.

Sobre um novo corte nas taxas de juro, o responsável máximo do euro disse que "houve um consenso no concelho de governadores sobre a avaliação de que as mudanças não são ainda suficientes para se avançar com medidas imediatas".

NM // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.