Ricardo Quaresma cumpriu primeiro treino no regresso ao FC Porto

Ricardo Quaresma cumpriu primeiro treino no regresso ao FC Porto
| FC Porto
Porto Canal

O futebolista Ricardo Quaresma, mestre exímio e inconfundível na arte da trivela, também conhecido por Harry Potter ou "Mustang", cumpriu hoje, no Olival, o seu primeiro treino no regresso ao campeão nacional FC Porto.

Aposta na janela de transferências de inverno para dar mais profundidade ao futebol idealizado pelo treinador Paulo Fonseca, Quaresma regressa a uma casa onde já foi feliz e de onde saiu há cinco anos, para os italianos do Inter de Milão.

O extremo, dono de um drible a fazer lembrar os truques de magia do herói dos livros de JK Rowling, aliado à velocidade dos míticos cavalos selvagens das planícies americanas, regressa ao Dragão após uma discreta incursão pelo futebol fora de portas.

A forma física de Quaresma, afastado dos relvados há sete meses, tendo o Al Ahli do Dubai sido o seu último clube, é a principal duvida a dissipar nas próximas sessões de treino dos "dragões".

Amadurecido para o futebol na escola do Sporting, Ricardo Quaresma, presentemente com 30 anos, estreou-se como profissional pela equipa B na época de 2000/01 e na seguinte foi lançado no plantel principal pelo treinador Lászlo Böloni.

Na equipa principal, em 2001/02, Quaresma ajuda o Sporting, remetendo Cristiano Ronaldo para o banco, a fazer a "dobradinha" com a vitória no campeonato e Taça de Portugal, mas, na época seguinte, é apontado como um dos responsáveis pelo falhanço "leonino".

Chegado ao fim da linha no Sporting, Quaresma é vendido ao Barcelona, na mesma altura em que Cristiano Ronaldo é adquirido pelo Manchester United, e na época seguinte, em 2004/05, ingressa no FC Porto, após entrar em rota de colisão com o treinador Frank Rijkaard.

Incluído no negócio da transferência de Deco do FC Porto para o Barcelona, Quaresma assume papel de destaque na equipa orientada por Co Adriaanse, que conquista o triplete em 2005/06 (Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça).

Apesar do papel assumido na equipa dos "dragões", Ricardo Quaresma foi preterido pelo então selecionador nacional Luíz Felipe Scolari para o Mundial de 2006, vindo posteriormente a ser chamado para o Campeonato da Europa de 2008.

Presença assídua nas seleções jovens, sagrou-se campeão europeu sub-17 em 2000, A sua estreia na equipa A aconteceu em 2003, mas uma lesão no pé direito afastou-o do Europeu sub-21, Euro2004 e dos Jogos Olímpicos de Atenas2004

Em 2008/09, Quaresma sai do FC Porto para o Inter de Milão, mas, depois de 24 jogos com a camisola dos italianos, é cedido, por empréstimo, aos ingleses do Chelsea, dando inicio a um período menos sucedido da sua carreira, apesar dos títulos conquistados.

Apesar de não se ter conseguido afirmar no campeonato italiano, em 2009/10, Ricardo Quaresma juntou ao seu currículo os títulos de campeão da série A, vencedor da Taça de Itália e da Liga dos Campeões.

Com uma passagem discreta pelos ingleses do Chelsea, em que somou mais um título com o triunfo na Taça de Inglaterra, Ricardo Quaresma ruma ao Besiktas, na Turquia, em 2010, onde soma mais um título de vencedor da Taça.

Divergências com o então treinador do Besiktas, o português Carlos Carvalhal, levam a nova situação de rutura e à sua saída, antes do final do contrato, para o Al Ahli do Dubai, já no início desde ano.

Tido como futebolista português dos anos de 2005 e 2006 e personalidade portuguesa do ano de 2007, Quaresma regressa ao FC Porto após cinco anos no estrangeiro, com passagens atribuladas pelo Inter, Chelsea, Besiktas e Al Ahli, com o intuito de relançar a sua carreira.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.