Sobe para 45 o número de casos confirmados de legionella

Sobe para 45 o número de casos confirmados de legionella
| País
Porto Canal com Lusa

O número de casos de infetados pelo surto de 'legionella' em Lisboa subiu para 45, mais um face ao anterior balanço, mantendo-se em quatro o número de mortos, anunciou este sábado a Direção-geral da Saúde.

Os dados preliminares sujeitos a validação publicados no 'site' da Direção-geral da Saúde pelas 18:00 dão conta de 45 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 26 (58%) do sexo feminino, 32 (71%) com idade igual ou superior a 70 anos.

Do total de casos, oito tiveram alta clínica, 26 estão atualmente internados em enfermaria e sete em unidades de cuidados intensivos.

O surto de 'legionella' no hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou quatro mortes.

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.