BCE mantém taxa de juro de referência inalterada em mínimo histórico de 0,50%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,50%, após o corte de 0,25 pontos percentuais aplicado na reunião do conselho de governadores do mês passado.

Em comunicado antes da conferência de imprensa que será dada pelo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, a instituição deu conta da decisão de manter assim a taxa aplicada às principais operações de refinanciamento nos 0,50%, o mecanismo ao abrigo do qual o BCE fornece a maior parte da liquidez ao sistema bancário.

A instituição manteve também a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez (através da qual fornece liquidez de muito curto prazo aos bancos, empréstimos 'overnight') nos 1% e na facilidade permanente de depósito nos 0% (que permite aos bancos fazer depósitos na instituição também de muito curto prazo).

A última mexida nas taxas foi feita no mês passado, com o BCE a cortar 0,25 pontos percentuais nas taxas das principais operações de refinanciamento e da facilidade permanente de depósitos, e um corte de meio ponto percentual na facilidade permanente de cedência de liquidez.

O presidente da instituição, Mario Draghi, e o vice-presidente, Vítor Constâncio, explicam pelas 13:30 hora de Lisboa a decisão tomada pelo conselho de governadores em conferência de imprensa.

Os analistas contactados pela Agência Lusa já apontavam para uma manutenção da taxa de juro diretora nos 0,50% apesar do momento de fragilidade das economias da zona euro.

NM/(IM) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.