Ruas e praças de Lisboa "rebatizadas" para assinalar dois anos de Governo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- As praças dos Restauradores e do Rossio, em Lisboa, foram hoje 'rebatizadas' como praça Pedro Passos Coelho, "restaurador da independência financeira de Portugal", numa iniciativa de cidadãos anónimos para assinalar os dois anos do Governo de coligação PSD/CDS.

Um email enviado à agência Lusa dava conta que um grupo de cidadãos anónimos colocou hoje de madrugada, em algumas ruas e praças de Lisboa, placas de papel, para assinalar o segundo aniversário da eleição do Governo de Pedro Passos Coelho.

Pelas 12:30 de hoje, a Lusa verificou que nas praças dos Restauradores e do Rossio estavam colocadas pelo menos duas placas que a rebatizavam "Praça Passos Coelho [primeiro-ministro]".

As placas que 'rebatizam' os locais estão coladas em várias paredes, não estando a tapar as placas originais.

O mesmo aconteceu noutras artérias da cidade, como a avenida da Liberdade, agora avenida Miguel Relvas [ex-ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares], "herói da liberdade de expressão", a rua Augusta, agora rua Vitor Gaspar [ministro das Finanças], "grande inspirador do Portugal Novo", a rua do Ouro, agora avenida António Borges [consultor do Governo], "grande ideólogo da competitividade de Portugal", e a rua da Betesga, agora Carlos Moedas [secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro], "zeloso guardião do ajustamento de Portugal".

O email hoje enviado à agência Lusa dá ainda conta da mudança de nome da avenida Fontes Pereira de Melo para avenida Álvaro Santos Pereira [ministro da Economia], "grande obreiro da reindustrialização de Portugal", mas a Lusa não conseguiu encontrar as novas placas no local.

A Lusa tentou contactar os autores desta ação, mas até ao momento tal não foi possível.

O Governo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho, foi eleito a 5 de junho de 2011, numa altura em que Portugal estava sob intervenção externa. Dois anos depois, o desemprego está em máximos históricos (17,7% no primeiro trimestre de 2013) e o Produto Interno Bruto (PIB) continua a cair (-3,9% no primeiro trimestre de 2013).

JRS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".