Universitários do ensino público mais desmotivados que os do privado - Estudo

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 06 jun (Lusa) -- Os estudantes do ensino superior público estão mais desmotivados nos seus estudos académicos do que os alunos do ensino superior privado, conclui um estudo do Departamento de Ciências da Educação e do Património, revelado hoje pela Universidade Portucalense.

O estudo, que envolveu cerca de uma centena e meia e alunos universitários em Portugal, revela que o envolvimento em atividades extracurriculares é o principal motivo da falta de interesse dos alunos do ensino superior público (11,4%), e que os leva a faltar às aulas.

No universo dos estudantes do ensino superior privado é a "falta de objetivos futuros" a "maior causa" apontada para a desmotivação académica (20,5%).

"Com este estudo tentamos perceber o porquê dos alunos faltarem às aulas e, para além, do envolvimento em projetos extra curriculares e da falta de objetivos futuros, apuramos, ainda, a falta de recursos financeiros (4,7%), situações de doença (54,3%), situações de negligência familiar (1,6%) e fenómenos de bullying (0,8%)", afirma Ana Conde, docente do Departamento de Ciências da Educação e do Património (DCEP) da Universidade Portucalense.

O estudo também analisou a "integração académica" dos estudantes universitários e os resultados da investigação indicam que há uma "grande integração na comunidade académica dos alunos do primeiro ano".

"O principal fator apontado para a integração na universidade foi a praxe, apesar destas atividades estarem associadas negativamente com o sucesso académico", adianta Ana Conde.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.