Constitucional alemão estende benefícios fiscais aos casais homossexuais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Karlsruhe, Alemanha, 06 jun (Lusa) -- O Tribunal Constitucional da Alemanha determinou hoje que os casais homossexuais em união civil devem ter os mesmos benefícios fiscais que os casais heterossexuais.

O Tribunal, com sede em Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, considerou que negar esses benefícios aos homossexuais viola os seus direitos civis.

Esta decisão deve ser aplicada retroativamente até 01 de agosto de 2001, dia da entrada em vigor da lei que autoriza as chamadas "parcerias registadas", um estatuto que confere às uniões de pessoas do mesmo sexo direitos similares aos do casamento, mas que exclui direitos fiscais e de adoção.

Os juízes do Constitucional determinaram que os benefícios fiscais devem ser imediatamente concedidos aos casais homossexuais porque há na situação atual "fundamentos substanciais de tratamento desigual" e ordenou ao parlamento que legisle sobre a matéria.

A decisão de hoje surge depois de uma outra, tomada a 19 de fevereiro pelo Constitucional, autorizando a coadoção por casais homossexuais.

De todos os partidos representados na câmara baixa do parlamento (Bundestag), apenas o partido conservador da chanceler Angela Merkel -- a CDU -- e os democratas cristãos da Baviera se opuseram ao alinhamento do regime fiscal dos casais homossexuais com o dos casais heterossexuais.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.