Países da UE alcançaram acordo sobre reforma das pescas

| País
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 15 mai (Lusa) -- Os ministros das Pescas da União Europeia alcançaram esta noite, depois de dois dias de reuniões, um acordo sobre a sua posição em relação à reforma da Política Comum para negociarem o texto final com o Parlamento Europeu.

"Não foi possível atender a todas as mudanças propostas [pelo Parlamento Europeu], mas a maioria sim e também com algo de novo; espero que sejam elementos que sejam acolhidos de forma positiva pelo Parlamento", disse em conferência de imprensa o ministro irlandês, Simon Coveney, cujo país preside este semestre à União Europeia.

Os ministros tinham de acordar uma nova posição comum ou um "mandato negociador" sobre a reforma que incluísse concessões ao Parlamento para desbloquear a discussão e alcançar-se um acordo final sobre a Política Comum no final de maio ou início de junho.

Coveney explicou que o novo texto conseguiu um "apoio muito amplo do Conselho" e destacou que só uma delegação não o apoiou.

"Estamos em vésperas de um importantíssimo acordo final da Política Comum das Pescas, porque se trata de uma reforma fundamental sobre como pescamos e porque nos vamos comprometer sempre a aplicar um esforço pesqueiro baseado no rendimento máximo sustentável e em pareceres científicos", declarou.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.