Empresa portuguesa inaugura fábrica no nordeste da China

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 15 mai (Lusa) - A fábrica de Dalian, no nordeste da China, da empresa de componentes para automóveis Sodecia foi inaugurada hoje, concretizando um dos maiores investimentos portugueses na China, estimado em cerca de 20 milhões de euros.

"Conseguimos ser competitivos num nicho de topo do mercado e captar a confiança de clientes como a Volkswagen e a General Motors", realçou à agência Lusa o novo embaixador de Portugal na China, Jorge Ryder Torres Pereira, acerca do empreendimento.

A Sodecia Dalian, com cerca de duzentos trabalhadores, produz componentes para as transmissões de veículos automóveis ("shift forks" e "part break systems"), neste caso para a unidade do grupo Volkswagen estabelecida naquela cidade da costa norte da China.

Trata-se de um projeto industrial que "transmite uma mensagem de otimismo e confiança na capacidade de Portugal superar as atuais dificuldades" e é "uma tradução prática da excelência das relações luso-chinesas", salientou também o embaixador Torres Pereira.

A nova fábrica espera faturar já este ano quase 30 milhões de euros, indicou o mês passado à agência Lusa o diretor de marketing da empresa, Orlando Pinheiro.

Instalada num terreno de 3,6 hectares, a Sodecia Dalian foi "toda construída de raiz", com equipamento importado, e começou a laborar já no ano passado.

É também o maior investimento feito na Ásia pela Sodecia, empresa com sede no Porto, fundada em 1980 e entretanto implantada em nove países de quatro continentes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Índia e Portugal).

Conhecida até há cerca de duas décadas como "Reino das Bicicletas", a China tornou-se em 2010 o maior mercado automóvel do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

As vendas de automóveis na China aumentaram 6,8% em 2012, para 14,68 milhões de unidades, e subiram ainda mais (19,2%) no primeiro trimestre de 2013.

Segundo o website da Sodecia, a empresa emprega cerca de 5.500 pessoas (mais de o dobro de há apenas quatro anos) e em 2012 as suas vendas somaram 611 milhões de euros.

O embaixador Torres Pereira participou na inauguração da Sodecia Dalian acompanhado pela delegada da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Pequim, Alexandra Ferreira Leite.

Antigo embaixador na Tailândia, Torres Pereira foi colocado na China em abril passado, sucedendo a José Tadeu Soares, entretanto nomeado para Madrid.

AC // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.