Economia da zona euro recua 0,2% no 1.º trimestre de 2013 - Eurostat

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 15 mai (Lusa) -- A economia da zona euro voltou a encolher no primeiro trimestre deste ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,2% em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

De acordo com a estimativa rápida do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o PIB do conjunto dos 27 Estados-membros recuou 0,1% no mesmo período.

No quarto trimestre de 2012, o PIB da zona euro havia recuado 0,6% e o da UE 0,5%.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2012, o PIB (corrigido de variações sazonais) dos países que partilham a moeda única caiu 1% e o da UE recuou 0,7%, depois de quedas homólogas de 0,9% e de 0,6%, respetivamente.

Entre os Estados-membros, Portugal registou uma queda do PIB de 0,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores, depois de uma descida de 1,8%.

Já na comparação com os primeiros três meses de 2012, a economia portuguesa encolheu 3,9%, depois de uma queda homóloga de 3,8% no quarto trimestre do ano passado.

A queda registada em Portugal foi apenas superada pelas verificadas na Grécia (-5,3%) e por Chipre (-4,1%).

CSJ // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.