Preços aumentam na zona euro e na União Europeia em Novembro

Preços aumentam na zona euro e na União Europeia em Novembro
| Economia
Porto Canal / Agências

A taxa de inflação anual da zona euro aumentou em novembro para 0,9%, contra os 0,7% verificados em outubro, tal como a da União Europeia, que foi de 1%, face aos 0,9% do mês anterior, adianta o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas comunitário, em novembro de 2012 a taxa de inflação anual era de 2,2% na zona euro e de 2,4% no conjunto da União Europeia.

Já em Portugal, a taxa de inflação anual aumentou para 0,1%, contra os 0% verificados no mês de outubro.

A Grécia (-2,9%), a Bulgária (-1%) e Chipre (-0,8%) foram os países da União Europeia com as taxas de inflação mais baixas, tendo as mais elevadas sido observadas na Estónia (2,1%), na Finlândia (1,8%) e na Alemanha (1,6%).

O Eurostat refere que, em relação a outubro, a taxa de inflação anual baixou em onze Estados-membros, manteve-se estável em três e aumentou em treze.

+ notícias: Economia

Tribunal de Contas atento ao acolhimento das recomendações

O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, afirmou que o Tribunal “continuará ativo” em relação ao Novo Banco nomeadamente ao nível da aplicação das recomendações formuladas nas auditorias.

Inspeção-Geral de Finanças já deu parecer positivo a pagamento da 2.ª tranche

A Inspeção-Geral das Finanças deu parecer positivo ao pagamento da segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de cerca de dois mil milhões de euros, seguindo agora o pedido de Portugal para Bruxelas.

Euribor volta a subir para novos máximos a três, seis e 12 meses

As taxas Euribor voltaram esta terça-feira a subir a três, a seis e a 12 meses para novos máximos em mais de 10 anos.