Hotelaria recuperou na Páscoa mas negócio continua em quebra - AHP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- A taxa de ocupação de quarto na hotelaria em Portugal cresceu para 50,9% em março, enquanto o preço médio por quarto disponível (RevPar) subiu para 29,1 euros, impulsionados pela Páscoa, mas a hotelaria mantém-se em quebra.

Segundo os indicadores de março hoje divulgados pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a taxa de ocupação de quarto aumentou, assim, 5,56% em março, e o RevPar 5,66%, dado o "período alto" da Páscoa.

"A Páscoa continua a ter grande importância na hotelaria e como este ano se celebrou em março teve impacto direto nos resultados do trimestre. Contudo, não ao ponto de ser uma compensação geral nos vários destinos turísticos", refere a presidente da direção executiva da AHP em comunicado.

Já a receita total por quarto disponível (TrevPar) cresceu 5,19% em março, face ao mesmo mês de 2012, para 45 euros.

Segundo Cristina Siza Vieira, "no ano passado a Páscoa assinalou-se em abril e, mesmo assim, a receita média por turista no hotel em março de 2013 foi de 86 euros, menos 11,34% do que em março de 2012".

Já a estada média diminuiu 4,21% face a março do ano passado, para os 1,82 dias, acrescentou.

Relativamente à taxa de ocupação quarto, a AHP aponta descidas nos estabelecimentos de três e de duas estrelas, que registaram variações negativas de 0,64% e 0,19%, respetivamente, face a março de 2012).

Em termos acumulados, no primeiro trimestre deste ano a taxa de ocupação quarto foi de 41,42% e o RevPar foi de 23,13 euros, mais 1,77% e 0,17% do que no ano passado.

Já o preço médio por quarto ocupado até março foi de 55,85 euros, menos 1,59% do que em 2012, enquanto a receita média por turista no hotel por mês diminuiu 6,12%, para 92 euros.

De janeiro a março, a estadia média foi de 1,88 dias, idêntica ao período homólogo anterior, e a receita total por quarto disponível foi de 35,99 euros, mais 0,39% do que no período homólogo de 2012.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.