Último navio construído pela atual empresa dos ENVC parte hoje

Último navio construído pela atual empresa dos ENVC parte hoje
| Norte
Porto Canal

O segundo navio 'patrulha' construído em Viana do Castelo para a Marinha deixa hoje as docas daqueles estaleiros navais, quando está em curso o processo de subconcessão e encerramento da atual empresa.

O navio foi entregue pela empresa pública à Marinha a 25 de novembro e passou a integrar o efetivo daquele ramo das Forças Armadas, decorrendo a formação da guarnição.

O NRP (Navio da República Portuguesa) Figueira da Foz é o segundo Navio de Patrulha Oceânica (NPO) da classe "Viana do Castelo" construído naqueles estaleiros. Este primeiro par custou mais de 100 milhões de euros.

Face ao anúncio de encerramento e entrega da subconcessão, em janeiro, ao grupo Martifer, este terá sido o último dos mais de 220 navios construídos pelos atuais Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em 69 anos.

À semelhança do NRP Viana do Castelo - o primeiro da classe, entregue em abril de 2011 -, a guarnição deste segundo 'patrulha' é composta ainda por quatro oficiais subalternos, oito sargentos e 25 praças.

O navio integrava uma encomenda inicial de oito NPO feita em 2004 pelo Ministério da Defesa, na altura liderado por Paulo Portas, para substituir a frota de corvetas, com 40 anos de serviço.

A construção dos restantes seria revogada já pelo atual Governo, através de uma resolução que em 2012 anulou a encomenda aos ENVC dos outros seis NPO e das cinco Lanchas de Fiscalização Costeira, negócio avaliado em 400 milhões de euros, devido ao processo de reprivatização da empresa que na altura estava em curso.

Com desenho próprio dos estaleiros, têm 83 metros de comprimento, capacidade para receber até 67 pessoas, podem transportar um helicóptero Lynx e foram concebidos como navios militares não combatentes, podem ser utilizados para fiscalização, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar.

A partida do NRP Figueira da Foz está agendada para as 14:00 de hoje, sendo esperado na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a 19 de dezembro, indicou fonte da Marinha.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.