Populares cortam estrada em protesto contra fecho dos CTT em Freixianda, Ourém

| País
Porto Canal / Agências

Ourém, 06 mai (Lusa) - Centenas de populares cortaram hoje a EN365 em Freixianda, Ourém, numa ação de protesto contra o encerramento da estação de correios daquela freguesia, disse à Lusa uma dirigente do Sindicato Nacional de Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações.

"Esta manifestação, que começou pela manhã, é em defesa do serviço público e dos postos de trabalho", explicou Dina Ferrenho, sustentando que "quando as populações se mobilizam e manifestam conseguem que a administração dos CTT recue".

O sindicato, adiantou a dirigente nacional, apresentou hoje uma queixa à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) pelo facto de a estação dos correios de Freixianda, "que serve seis freguesias de dois concelhos, Ourém e Alvaiázere, não ter aberto ao público".

Fonte dos CTT disse hoje à Lusa que o encerramento dos correios deveu-se "ao facto de não estarem reunidas condições capazes de garantir a segurança e a prestação de serviços".

Os CTT "confirmam a transferência do serviço postal em Freixianda da estação de correio para um novo posto a criar na mesma freguesia", mas "não há ainda data para essa transferência", pode ler-se numa nota enviada à Lusa.

No documento sublinha-se que "o serviço continuará a ser prestado dentro da freguesia" e que, por isso, "os CTT estimam que o impacto da transferência para a população será nulo".

Por outro lado, "todos os serviços postais continuarão disponíveis no novo posto de correio, incluindo os pagamentos de vales de prestações sociais (reformas e todas as outras), a cobrança de faturas, o envio de correio normal e prioritário e a receção de objetos registados e encomendas, entre outros", garante a administração.

Os CTT asseguram ainda que "esta transferência em nada afeta a normal distribuição feita pelos carteiros, que continua a ser garantida todos os dias, nos mesmos moldes, com os mesmos giros e pelos mesmos profissionais", não implicando qualquer perda de postos de trabalho.

A transferência de serviços é justificada pelo "sobredimensionamento da oferta dos correios nesta área".

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.