Número de clientes de banda larga atinge 11,5 milhões no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O número de clientes habilitados a usar internet de banda larga em Portugal atingiu os 11,5 milhões no primeiro trimestre, mais 3,9% em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior, divulgou hoje o regulador ANACOM.

De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), os utilizadores efetivos de banda larga móvel chegaram aos 4,3 milhões, menos 2,3% em termos homólogos e mais 7,5% em cadeia, representando 32,9% do total estações móveis com utilização efetiva.

O regulador acrescenta que do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, 21,7% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem, mas destaca que este número caiu 12,6% face ao mesmo período do ano anterior e 4,2% em termos trimestrais.

No final do primeiro trimestre, a penetração do serviço móvel ascendeu a 158,4 por 100 habitantes.

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis alcançou cerca de 5,3 mil milhões, menos 1% em termos trimestrais, refere a ANACOM, salientando que desde o início de 2011 "o tráfego em minutos se tem mantido estável", situação que "poderá estar associada à conjuntura económica adversa, que tem levado à redução das despesas dos agentes económicos, à estabilização do número de assinantes e a alguma substituição face a formas alternativas de comunicação".

Em termos homólogos, o número de minutos de conversação caiu 0,5%, "impulsionado pela diminuição do tráfego on-net e off-net" (-2% e -1,9%, respetivamente, em termos homólogos), quedas simultâneas que se registam pelo quinto trimestre consecutivo.

A ANACOM mostra ainda que em cadeia o tráfego on-net caiu 1,3% e que o tráfego off-net desceu 1,8%.

O número de minutos terminados nas redes móveis foi cerca de 5,2 mil milhões, menos 1,2% face ao trimestre anterior e menos 1,8% face ao trimestre homólogo.

Já o tráfego entre o telefone fixo e o móvel voltou a registar um aumento, de 27,2% em termos homólogos.

O número de mensagens escritas (SMS) enviadas ascendeu a 6,6 mil milhões, menos 5,1% face ao trimestre anterior e menos 2,6% em termos homólogos.

Os utilizadores do serviço móvel enviaram 39 milhões de mensagens multimédia (MMS), menos 1,4% do que no período anterior e mais 3,7% que no período homólogo.

No primeiro trimestre, foram ainda realizadas cerca de 374 mil videochamadas, menos 7,5% do que no trimestre anterior, descida que se verifica pelo 11.º trimestre consecutivo.

A ANACOM refere que o número de utilizadores do serviço de mobile TV atingiu os 27,8 milhares, 0,8% do total de estações móveis com utilização efetiva de serviços de banda larga e sublinhou o decréscimo de 1,8% no número de utilizadores face ao trimestre anterior.

O número médio de utilizadores do serviço de 'roaming' internacional fora de Portugal representa 7% do total das estações móveis efetivamente utilizadas.

Quanto às receitas dos serviços a clientes finais, o volume atingiu cerca de 530 milhões de euros, correspondentes a um decréscimo de 7,3% face ao período homólogo.

JMG // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.