Governo considera "prioritária" assinatura de novo contrato de concessão com RTP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, considerou hoje "prioritária" a assinatura de um "novo contrato de concessão com a RTP" e afirmou a importância de dar "estabilidade e serenidade" à televisão pública.

"É muito importante dar estabilidade e serenidade à RTP", afirmou o ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, onde foi hoje pela primeira vez ouvido.

Miguel Poiares Maduro sublinhou a decisão do Conselho de Ministros de "manter o serviço público de televisão na esfera do Estado e [essa decisão] é para manter", assim como "é para manter" o fim do "duplo financiamento público" da RTP, que apenas deve funcionar com as verbas resultantes da Contribuição para o Audiovisual (CAV), na ordem dos 140 milhões de euros anuais.

O governante declarou ainda estar a "analisar" o plano de restruturação da RTP, sublinhou que recebeu já a administração da estação, assim como os trabalhadores e sindicatos, e anunciou que visitará "em breve" a empresa e também a Agência Lusa.

O ministro aproveitou a primeira audição na comissão parlamentar para a Ética e Comunicação Social para esclarecer os deputados sobre as linhas orientadoras do que será a sua atuação enquanto ministro com a tutela da pasta, entre as quais destacou a decisão de disponibilizar aos meios de comunicação social apoios públicos a "novos negócios" e a reorientação dos meios para as novas plataformas.

APL // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.