Sobrinho Simões defende que Portugal tem de apostar nas pessoas

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Sobrinho Simões, defendeu hoje que Portugal precisa de apostar nas pessoas e associar essa aposta à centralidade do trabalho e à sua dignificação.

"E, temos de ser exemplares, de cima para baixo, na organização social e na seleção das lideranças, o privilégio tem de ser acompanhado de responsabilidade", afirmou no seu discurso na cerimónia comemorativa do 10 de Junho, no Porto.

O fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP) referiu que é necessário vencer a "fragmentação do minifúndio" através de políticas que reforcem as instituições.

"Portugal precisa, cada vez mais, de instituições fortes, eu penso que as Forças Armadas e a Igreja são duas instituições fortíssimas e nós precisamos de mais instituições que criem oportunidades, recompensem o mérito e potenciem a capacidade do saber fazer", salientou.

O patologista também lembrou a necessidade de continuar a apostar na educação a todos os níveis, lembrando um provérbio chinês: `quem quer ter colheitas no ano seguinte, semeia; quem quer resultados a dez anos, planta; mas aqueles que apostam mesmo no futuro, a cem ou mil anos, o que fazem é ensinar, educar, formar´.

"Graças a nós e às nossas circunstâncias, temos todos os ingredientes, dos genéticos e ambientais aos socioculturais e tecnológicos para aproveitar, pela positiva, os tempos difíceis que se vivem na Europa e o mundo. Os nossos netos não nos perdoarão se desperdiçarmos a oportunidade", reforçou.

SYF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.