Câmara de Barcelos promove projeto de requalificação do rio Cávado

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 04 jun (Lusa) - A Câmara de Barcelos vai levar a cabo um projeto de requalificação do rio Cávado, que inclui a limpeza do leito e o controlo e monitorização de espécies invasoras, informou hoje o município.

Contando com um orçamento de cerca de 420 mil euros, financiado pelos fundos comunitários, os trabalhos serão desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre o Município de Barcelos, os Bombeiros Voluntários de Barcelos, a empresa Águas do Cávado e a Administração da Região Hidrográfica do Norte.

Identificar, registar e classificar os vários focos de poluição existentes no rio Cávado e remover do leito do rio as árvores arrastadas das margens e outros materiais aprisionados na vegetação, bem como todo o tipo de resíduos de grandes dimensões, incluindo os "monstros domésticos", são alguns dos objetivos do projeto.

Um projeto que visa também o controlo e monitorização de espécies, como o jacinto de água e a amêijoa asiática.

O jacinto de água, originário da bacia do Amazonas, foi diagnosticado pela primeira vez no rio Cávado em 2003, enquanto a amêijoa asiática, vinda do sudeste asiático, tem presença confirmada naquele rio desde 2008.

Ambas as espécies são exóticas e invasoras, pelo que se torna necessária a sua erradicação, com vista à melhoria do ecossistema ribeirinho.

A promoção de ações de sensibilização e educação ambiental junto da comunidade é outro objetivo do projeto.

Para concretizar este projeto, o Município de Barcelos já aprovou o parecer prévio para a celebração do contrato de aquisição de serviços de limpeza do leito do rio Cávado, por 179.580 euros.

O restante valor afeto ao projeto terá como destino a aquisição de equipamento para esta e para futuras ações de limpeza.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.