Joana Vasconcelos na Comissão Cultura e Desporto do Comité Olímpico de Portugal

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos vai integrar a Comissão Cultura e Desporto do Comité Olímpico de Portugal (COP), juntamente com Elísio Sumaville, ex-secretário de Estado da Cultura, e Guta Moura Guedes, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado do COP, vão ainda compor a comissão Paulo Cunha e Silva, ex-presidente do Instituto das Artes e Conselheiro para a Cultura da Embaixada de Portugal em Roma, e Pedro Manuel Cardoso, doutorado em museologia.

Na Comissão Ambiente e Desporto surgem Pedro Adão e Silva, docente e investigador do ISCTE, Tiago Craveiro, ex-secretário geral da Liga Portuguesa de Futebol, Alexandre Domingos, Rafael Salgueiro e Alexandra Almeida.

Paulo Relógio, jurista da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e membro de diversos grupos de trabalho na UEFA e FIFA, e Ricardo Costa, advogado docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e antigo Presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol, surgem na Comissão Jurídica.

A Comissão Mulheres e Desporto é composta pela velejadora olímpica Joana Pratas, Maria José Carvalho, ex-internacional de andebol, além de Leila Marques, antiga presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

João Ganço, técnico de Nelson Évora, surge na Comissão de Treinadores, além de Mónica Jorge, diretora para o futebol feminino na Federação Portuguesa de Futebol.

Já na Comissão Médica surge José Gomes Pereira, médico e catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, Maria João Cascais, especialista em medicina desportiva, e João Paulo Almeida, médico do Benfica.

As nove comissões do COP têm funções consultivas e de aconselhamento, estando prevista a tomada de posse dia 02 de julho, pelas 18:00, na sede do COP, em Lisboa.

- Comissão Jurídica:

António José Mota Veiga, Carlos Dias Ferreira, Luís Paulo Relógio, Ricardo Costa e Tito Crespo.

- Comissão Cultura e Desporto:

Elísio Sumavielle, Guta Moura Guedes, Joana Vasconcelos, Paulo Cunha e Silva e Pedro Manuel Cardoso.

- Comissão Mulheres e Desporto:

Cristina Almeida, Joana Pratas, Leila Marques, Maria José Carvalho e Sandra Monteiro.

- Comissão Educação Física e Desporto na Escola:

Alberto Claudino, Filipe Carmo Ferreira, Nuno Alberto Ferro, Nuno Alpiarça e Teresa Gaspar.

- Comissão de Desporto para Todos:

Carla Ribeiro, Fernando Parente, Nuno Corte Real, Rogério Valério e Sandro Araújo.

- Comissão de Treinadores:

Gabriel Mendes, João Ganço, José Curado, Mónica Jorge e Rui Câncio.

- Comissão de Economia e Fiscalidade no Desporto:

João Brito da Silva, José Pinto Correia, Luís Quinaz, Paulo Lourenço e Pedro Verga Matos.

- Comissão Ambiente e Desporto:

Alexandra Almeida, Alexandre Domingos, Pedro Adão e Silva, Rafael Salgueiro e Tiago Craveiro.

- Comissão Médica:

Maria João Cascais, João Paulo de Almeida e José Gomes Pereira.

RCP // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.