IHRU regressa ao conselho de administração da Porto Vivo com aval da câmara

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) -- O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai regressar hoje, depois de uma ausência de sete meses, a uma reunião do conselho de administração da sociedade de reabilitação urbana (SRU) Porto Vivo, depois do aval da autarquia portuense.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do IHRU, Vítor Reis, manifestou a sua satisfação pelo regresso às reuniões de um representante do instituto, o que foi possível depois de a autarquia assinar a "deliberação unânime".

"O IHRU está muito contente por o senhor presidente da Câmara Municipal do Porto ter desbloqueado o principal impedimento institucional", disse Vítor Reis.

O assento do IHRU pertence, por inerência de funções, ao representante do instituto no Porto, enquanto a câmara fica representada pelo vereador com a pasta da Habitação no conselho de administração.

Porém, a autarquia tem de aprovar o representante do IHRU neste órgão e vice-versa.

Em novembro de 2012, o IHRU nomeou um novo dirigente para a sua delegação no Porto.

Em maio, o instituto esperava a correção das contas da SRU depois de as ter reprovado e de ter deixado orientações sobre o que fazer para serem aprovadas.

"Inicialmente o prejuízo da operação das Cardosas [quarteirão alvo de um projeto de reabilitação] era de 7,6 milhões de euros, depois passou a ser de quatro milhões e nas últimas contas de 5,5 milhões de euros", notou na altura Vítor Reis.

No dia 30 de abril, fonte da autarquia do Porto informou à Lusa que a SRU estava a analisar como agir "do ponto de vista legal" ao chumbo das contas da empresa e à dívida de 2,5 milhões de euros do Governo.

Detida em 40% pela autarquia e em 60% pelo Estado, através do IHRU, a SRU -- Porto Vivo está desde dezembro sem presidente, aguarda há um ano que o Estado reponha os prejuízos de 2,5 milhões de euros referentes a 2010 e 2011 e viu as contas de 2012 reprovadas pelo acionista maioritário na assembleia-geral de 18 de abril.

Esta situação vivida na SRU tem sido alvo de críticas reiteradas pelo presidente social-democrata da Câmara do Porto, Rui Rio, que acusa o Governo querer "abandonar e deixar falir" a SRU, tendo já confessado que esta é a sua "maior preocupação" em final de mandato.

Em abril, a coligação PSD/CDS-PP já tinha viabilizado na Assembleia Municipal do Porto uma moção do PS exigindo do Governo o "cumprimento dos compromissos assumidos" com a cidade e com a SRU.

PL (JF/ACG) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).