Cortes nos contratos-programa a federações é injustificado -- Laurentino Dias

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- O antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto Laurentino Dias admitiu hoje que o corte de cerca de 20% nos valores dos contratos-programa com as federações desportivas será dramático e é injustificado.

"Eu sei que isso vai ser dramático para as federações desportivas e não creio que se justifique, porque o principal contribuinte para orçamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) são os jogos sociais, mais do que o Orçamento do Estado, e ficou assim desde o nosso Governo", afirmou Laurentino Dias.

À margem do 1.º Congresso da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD), que decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o atual deputado do PS disse não encontrar uma justificação para esta diminuição, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional em chumbar algumas normas do Orçamento do Estado de 2013.

"Como o principal contribuinte para o orçamento do desporto são os jogos sociais e, como os jogos sociais têm aumentado a respetiva receita nos últimos meses, não vejo nenhuma razão para que o desporto seja diminuído nas suas contribuições", frisou Laurentino Dias.

O antigo responsável pela pasta do Desporto reconheceu que esta redução dos montantes contratualizados pelas federações com o Estado poderá pôr em causa o funcionamento normal das estruturas desportivas.

"Tirar 20% de forma cega às federações desportivas é pôr em causa em causa muito do seu planeamento, que já estava feito com um corte de 9% cento, assim é quase impedir as federações de cumprirem o seu mandato e o seu programa", concluiu.

JP // NF.

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.