STCP alerta clientes para "perturbações significativas" na terça-feira devido a greve

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 nov (Lusa) -- A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) alertou hoje a população para a possibilidade de ocorrência de "perturbações significativas" na próxima terça-feira devido à greve convocada para esse dia por vários sindicatos.

Em comunicado, a empresa refere que o tribunal arbitral estabeleceu serviços mínimos, correspondentes a cerca de 25% da oferta normal, durante o período noturno, das 18:00 às 02:00, nas linhas 200-205-206-305-600-602-701-702-800-801-901-905-906 e o cumprimento de serviço normal durante a madrugada nas linhas 1M-4M-5M-7M-10M.

A STCP acrescenta que durante todo o período de greve, a Metro do Porto aceita, exceto nas zonas andante N2 e N3, as assinaturas Rede Geral da STCP, que apenas deverão ser exibidas em caso de fiscalização.

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vão voltar à greve em protesto contra o Orçamento do Estado para 2014, disse fonte do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).

Em declarações à Lusa, o dirigente sindical Jorge Costa afirmou que, num plenário de trabalhadores, os sindicatos foram ainda mandatados para "legalizar novas ações de luta", designadamente mais greves, "caso seja necessário e se mantenha inalterável a proposta do OE para 2014".

Os trabalhadores contestam no OE2014 "o corte que vai ser aplicado a partir dos 600 euros", que significará para muitos dos profissionais da STCP "uma redução salarial entre 10 a 15%", traduzindo-se numa perda de entre "100 a 150 euros por mês, o que é muito gravoso", acrescentou o sindicalista.

PM (JAP/ACYS) // NS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.