Info

Felgueiras com apoios de 200 mil euros para 6.000 munícipes carenciados

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Felgueiras, 14 mai (Lusa) - A Câmara de Felgueiras apresentou hoje um pacote de 15 medidas de apoio social, beneficiando mais de 6.000 munícipes carenciados, num investimento anual da autarquia que poderá chegar aos 200.000 euros.

As medidas incluem comparticipações nos pagamentos de rendas ou prestações de habitação, água, luz, gás, medicamentos, alimentos e encargos com a saúde e transportes.

O pacote de apoio prevê ainda dois regimes especiais nos encargos com a água, esgotos e resíduos. O "regime especial", como é designado o primeiro apoio, prevê para os beneficiários a isenção do pagamento das tarifas de conservação, o que representará uma poupança mensal de 2,2 euros.

Serão incluídos neste regime os agregados com rendimentos mais baixos, com consumos até cinco metros cúbicos de água, prevendo a edilidade que cerca de 750 famílias possam beneficiar do apoio.

O segundo regime especial, designado "Familiar", aponta para descontos, a partir dos 10%, podendo chegar aos 50%, destinados aos agregados com mais de três dependentes, até ao máximo de sete. Nestes casos, segundo cálculos da autarquia, o regime poderá traduzir-se numa poupança entre os dois e os cinco euros por agregado. A edilidade estima que a medida possa beneficiar cerca de 1.400 famílias.

Outra medida anunciada, destinada a todos os munícipes, é a isenção total no pagamento da tarifa de resíduos, nos casos de habitações ou estabelecimentos sem ocupação. Até agora, o regulamento previa uma redução de 50 por cento. Este apoio poderá beneficiar mais de 2.300 consumidores.

As medidas foram hoje apresentadas nos paços do concelho a representantes de instituições de solidariedade social e autarcas de freguesia.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, sublinhou que o conjunto de 15 medidas traduz o esforço do município "no sentido de estar ao lado das famílias que mais dificuldades atravessam".

"Desde o início do mandato que a nossa principal preocupação tem a ver com o bem-estar das famílias", observou, assinalando que os pedidos de ajuda têm aumentado.

O edil apelou também ao envolvimento das instituições do concelho e das freguesias, para que a informação sobre os apoios chegue a todos os que precisam da ajuda da câmara.

"Queremos que estes apoios cheguem ao maior número possível de pessoas", frisou.

Ainda a propósito dos apoios, Inácio Ribeiro estima que estas 15 medidas, acrescidas de outras que têm sido implementadas desde o início do mandato (final de 2009), como as bolsas de estudo, a aquisição de manuais escolares e os apoios nas refeições de alunos, entre outras, representem um investimento anual da autarquia de Felgueiras superior a um milhão de euros.

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Reportagem: 99 anos de Coelima: que futuro?

99 anos de Coelima: que futuro?

Metro do Porto reduz operação na noite de São João devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19

A Metro do Porto revelou hoje que a operação na noite de São João, de quarta para quinta-feira, será reduzida e que, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19, não haverá reforço de horários como em anos anteriores.

Diretor do Parque Natural do Tua diz que as Comunidades Intermunicipais "rebentaram" com a identidade territorial das regiões

O diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua, Artur Cascarejo, considerou hoje que a criação das Comunidade Intermunicipais (CIM) foi um processo "irracional" que "rebentou" com a identidade territorial das regiões.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.