Serviço de Medicina Física do Hospital da Prelada vai ser remodelado - diretor clínico

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 nov (Lusa) -- O Serviço de Medicina Física do Hospital da Prelada, Porto, vai "passar por uma remodelação" com a anunciada entrega à Santa Casa da Misericórdia do Porto do Centro de Reabilitação do Norte, anunciou hoje o diretor clínico da unidade hospitalar.

"Vai continuar a existir, mas iremos trabalhar noutros moldes, adaptando-nos à nova realidade", disse Varejão Pinto, que falava à Lusa a propósito dos 25 anos do Hospital da Prelada que hoje se assinalam com um encontro de médicos de família da Administração Regional de Saúde do Norte.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai assumir por três anos a gestão do Centro de Reabilitação do Norte, que deverá abrir portas em dezembro, após aprovação, quinta-feira, pelo conselho de ministros.

"O Conselho de Ministros autorizou a despesa inerente à celebração do Contrato de Gestão do Centro de Reabilitação do Norte (CRN), celebrado entre a Administração Regional de Saúde do Norte [ARSNorte], I.P., e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, pelo período de três anos", refere comunicado do conselho de ministro que autoriza a transferência de 27,6 milhões de euros para o efeito.

Apesar de ser privado, propriedade da SCMP, o Hospital da Prelada está integrado na rede nacional de cuidados de saúde hospitalar e presta serviço para o Estado através de um contrato programa anualmente estabelecido com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Além do SNS, "também temos atividade privada e com subsistemas de saúde. É um hospital que tem como particularidade o facto de todos os médicos trabalharem em exclusividade, o que representa uma mais-valia para os doentes e para a própria equipa médica", sublinhou o diretor clínico.

"Ao longo destes anos temos vindo a adaptarmo-nos à realidade, indo ao encontro do que o SNS pretende. Registamos um crescimento da taxa de ambulatório, que representa já metade de todas as cirurgias realizadas no hospital", referiu.

Varejão Pinto salientou que as especialidades âncora desta unidade de saúde são os serviços de Ortopedia, de Cirurgia Plástica e Unidade de Queimados e o Serviço de Medicina Física, além de todos os outros serviços que apoiam e suportam estas especialidades.

"Recebemos doentes do Grande Porto e só esporadicamente recebemos de outras regiões. A exceção é a Unidade de Queimados que recebe doentes vindos de todo o país", acrescentou.

Na cirurgia plástica, como o SNS não contempla o tratamento da patologia estética, o diretor clínico salientou ainda que o Hospital está a preparar "um pacote de cirurgias a preços mais baixos, abdicando de algum valor para poder prestar um serviço à população que de outra forma não poderia ser tratada".

O Hospital da Prelada -- Dr. Domingos Braga da Cruz foi edificado, na década de 70 do século XX, em terrenos adjacentes à Quinta da Prelada, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A inauguração oficial ocorreu a 26 de novembro de 1988, pelo então primeiro-ministro, Cavaco Silva. Um mês antes, o hospital recebeu os primeiros doentes nos serviços de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, Medicina Física e Reabilitação e Ortopedia.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.