Relação de Guimarães absolve mulher acusada de burlar homem em mais de 80 mil euros

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 22 nov (Lusa) -- O Tribunal da Relação de Guimarães absolveu uma mulher que tinha sido condenada por alegada burla a um homem de Póvoa de Lanhoso, com quem namorava, num valor superior a 80 mil euros.

Para a Relação, o dinheiro que o queixoso foi dando à mulher - que terá usado argumentos falsos para o conseguir - assumiu a forma de "empréstimo".

"Pode alguém, para obter um empréstimo, apresentar pretextos falsos para o conseguir, mas, ainda assim, ter a intenção de o pagar", refere o acórdão da Relação, a que a Lusa hoje teve acesso.

Acrescenta que a acusação e a sentença não contêm nenhum facto que prove a intenção da arguida de não pagar os "empréstimos", dessa forma obtendo enriquecimento ilegítimo.

O queixoso, de 58 anos, ex-emigrante na Suíça, onde trabalhou na construção civil, conheceu a arguida, em 2010, através de uma agência matrimonial, tendo cedido a diversos argumentos da mulher para lhe ir emprestando dinheiro próprio e mesmo montantes pedidos pelo homem a familiares e amigos.

O Tribunal de Póvoa de Lanhoso condenou a arguida pelo crime de burla, a 3 anos e 4 meses de prisão, uma pena que seria suspensa desde que pagasse 40 mil euros ao "namorado".

A arguida recorreu e o Tribunal da Relação de Guimarães deu-lhe razão, absolvendo-a, considerando não haver matéria para lhe imputar crime de burla.

Determinou ainda a devolução à arguida do carro que ela tinha comprado com o dinheiro do "namorado" e que o Tribunal de Póvoa de Lanhoso tinha declarado perdido a favor do Estado.

O queixoso, que à conta desta mal sucedida história de amor ficou sem namorada, sem dinheiro e sem casa, foi ainda condenado a pagar as custas do processo, fixadas em cerca de 300 euros.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.