Durão Barroso anuncia que UE vai contribuir com 520 ME a favor do Mali

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 14 mai (Lusa) -- A União Europeia (UE) vai contribuir com 520 milhões de euros para o processo de reconstrução do Mali este ano e em 2014, anunciou hoje, em Bruxelas, o presidente da Comissão Europeia.

"Tenho o prazer de anunciar que a UE vai comprometer-se amanhã [quarta-feira] com um montante total de 520 milhões de euros a favor do Mali para o período 2013-2014", um valor que "pode ser revisto, se necessário", disse José Manuel Durão Barroso, em conferência de imprensa, depois de um encontro com o presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré.

O anúncio do presidente da Comissão Europeia foi feito na véspera da conferência internacional de doadores a favor do Mali, que decorrerá na capital belga e que tem como objetivo obter da comunidade internacional 2.000 milhões de euros para este ano e o próximo.

Durão Barroso disse estar convicto de que a conferência "será um sinal forte sobre o compromisso decisivo do conjunto da comunidade internacional -- com a UE e os seus Estados-membros - para a estabilidade, unidade, democracia e desenvolvimento do Mali".

O presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, afirmou, por sua vez, que fará "tudo o que for possível" para que as eleições presidenciais se realizem no dia 28 de julho, tendo adiantado que nem ele nem qualquer membro do atual Governo serão candidatos.

"Eu não serei candidato, o primeiro-ministro não será candidato, os ministros não serão candidatos", disse Dioncounda Traoré.

Na anterior conferência de doadores, realizada no final de janeiro na capital etíope, dirigentes africanos e internacionais comprometeram-se a financiar com 455 milhões de dólares (cerca de 340 milhões de euros) as operações militares e a ajuda humanitária no Mali.

CSJ (MDR) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.