Arrancou processo de avaliação à água em São Pedro da Cova - Gondomar

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 21 nov (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já iniciou o processo de avaliação às massas de água subterrâneas em S. Pedro da Cova, Gondomar, onde estão depositados resíduos perigosos, prevendo que os resultados estejam concluídos no início de 2014.

De acordo com informação publicada na sua página da internet, a APA afirma que, depois de instalados os piezómetros (furos verticais) no terreno das antigas minas de S. Pedro da Cova, que possibilitam o acesso à massa de água subterrânea, "deu-se início à segunda fase do processo de monitorização do estado das massas de água, tendo sido efetuada a recolha de amostras para posterior análise laboratorial".

Contactada pela Lusa, fonte da Administração da Região Hidrográfica do Norte adiantou que as amostras de água foram recolhidas na quarta-feira.

"Devido à quantidade e especificidade dos parâmetros físico-químicos objeto de análise", os resultados finais desta análise só estarão concluídos "no início de 2014", refere ainda APA.

Num terreno ermo, entre uma extensa área verde e as antigas minas de S. Pedro da Cova, estão enterradas, há mais de uma década, 88 mil toneladas de resíduos de elevada perigosidade provenientes da extinta Siderurgia Nacional.

A avaliação à qualidade da água subterrânea em S. Pedro da Cova era reivindicada pelo presidente da Junta de Freguesia Local, Daniel Vieira.

Em janeiro de 2012, o autarca lembrou que "em meados de 2010, quando decidida a análise aos resíduos, o Ministério do Ambiente falava na necessidade de se efetuarem análises à qualidade das águas subterrâneas na região".

Nas imediações dos resíduos, localizados junto às piscinas e ao estádio de futebol da freguesia, passam cursos de água, como o rio Ferreira e a ribeira da Parada.

A remoção das 88 toneladas de resíduos perigosos daquele local, estimada em cerca de 10 milhões de euros, encontra-se atualmente parada, tendo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) confirmado na quarta-feira que está impedida de prosseguir com o processo devido ao pedido de impugnação e providências cautelares interpostas em tribunal por duas das 14 empresas que se apresentaram a concurso.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.