Dois detidos em Foz Côa por burla com carta de condução da Guiné-Bissau - GNR

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 04 jun (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Foz Côa, de dois homens, de 45 e 55 anos, suspeitos de crime de burla qualificada envolvendo uma carta de condução da República da Guiné-Bissau.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que os dois suspeitos, um de nacionalidade angolana e outro português, foram detidos em flagrante delito, pelas 01:00 de hoje, na localidade de Sebadelhe, Vila Nova de Foz Côa.

"Os indivíduos foram detidos em flagrante delito, quando estavam a transacionar uma carta de condução falsificada da República da Guiné-Bissau", indicou a fonte.

Segundo a GNR, a vítima, um homem de 43 anos, residente naquela localidade do concelho de Foz Côa, "já tinha passado um cheque de dois mil euros" em troca do documento falsificado, acreditando "que estava a comprar um documento válido".

"A pessoa que comprava acreditava que podia depois trocar aquela carta de condução por uma carta portuguesa junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT). O que nunca podia acontecer por se tratar de um documento contrafeito e sem validade legal", disse a fonte policial.

No momento da detenção dos suspeitos, residentes em Pombal, a GNR apreendeu a viatura onde se faziam transportar que tinha no seu interior mais sete cartas de condução contrafeitas da República da Guiné-Bissau, diversos documentos da Direção de Viação e Transportes daquele país e documentos do IMTT de Portugal.

Os indivíduos estavam ainda na posse de 260 euros, 13 mil ouguiya (moeda da Mauritânia), 200 Dirham (Marrocos), 20 meticais (Moçambique) e três telemóveis.

A GNR suspeita que os homens façam parte de uma rede de burla relacionada com a falsificação de cartas de condução da Guiné-Bissau que atuaria em todo o país, reunindo indícios de já existir uma situação idêntica na zona de Vila Nova de Côa, no norte do distrito da Guarda, que envolveu um homem de 56 anos.

O detido de 45 anos, de nacionalidade angolana, tem antecedentes criminais por burla qualificada, violência doméstica e posse ilegal de armas, indicou.

Os dois homens vão ser hoje presentes ao tribunal de Vila Nova de Foz Côa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação, segundo a GNR.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).