Câmara de Cabeceiras de Basto requalifica claustros de mosteiro barroco

| Norte
Porto Canal / Agências

Cabeceiras de Basto, 03 jun (Lusa) - A Câmara de Cabeceiras de Basto aprovou o projeto de remodelação dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, que visa transformá-los num espaço para atividades culturais e recreativas, foi hoje anunciado.

Segundo fonte municipal, o projeto incidirá sobretudo na drenagem das águas pluviais, numa intervenção arbórea e também ao nível do ajardinamento e pavimentação do piso.

"Com o projeto ora aprovado, pretende-se essencialmente dignificar o local, conferindo uma maior visibilidade sobre a parte edificada, nomeadamente o Zimbório e as Torres Sineiras do mosteiro", refere um comunicado da Autarquia.

Classifica a intervenção como "minimalista", para beneficiar e modernizar os claustros daquele monumento, "considerado a joia do barroco em Terras de Basto".

Outrora local de clausura dos monges beneditinos, aquele espaço sofreu beneficiações diversas nos últimos anos, nomeadamente, ao nível da pintura, som e iluminação.

No entanto, a parte central permaneceu sempre em terra. Por sua vez, algumas das árvores ali existentes, tais como os ciprestes, além de serem "inestéticas e desadequadas ao local", apresentam-se atualmente "bastante velhas e consequentemente, mais suscetíveis a quedas provocadas por intempéries".

De referir ainda, que pela sua grande dimensão, as árvores estão a contribuir para o aumento de infiltrações ao nível dos telhados do antigo mosteiro.

"A remodelação dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, vem assim, satisfazer uma pretensão antiga que, uma vez concretizada, vai certamente proporcionar um novo espaço de fruição à população cabeceirense", sublinha o comunicado.

O mosteiro está classificado como imóvel de interesse público, desde 1933.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.