Mário Soares: Diretor da Cinemateca recorda "relação particular" com instituição

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 Jan (Lusa) -- O diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, homenageou hoje Mário Soares, falecido no sábado, lembrando que o antigo Presidente da República foi uma pessoa que, "mesmo em funções oficiais, teve uma relação particular com esta casa".

"Esteve duas vezes na Cinemateca a apresentar filmes. Nas terças-feiras clássicas, em 1995, estávamos a convidar várias figuras portuguesas para apresentar filmes e ele escolheu o 'Casablanca' e fez uma memorável apresentação", estava ainda em funções de Presidente da República, disse hoje, durante uma conferencia de imprensa para apresentação do programa do evento "Roi Soleil".

José Manuel Costa recordou ainda outra participação de Mário Soares, em 2010, que, "num gesto memorável", voltou à Cinemateca, no ciclo dos Filmes dos Presidentes da República, onde apresentou um filme de Mário Barroso.

"Não era comum isso acontecer", sublinhou José Manuel Costa, que fez por isso questão de "lembrar esses gestos".

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos desde as 13:10 de hoje.

O funeral realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.