Número de vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas aproxima-se dos 4.000

Número de vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas aproxima-se dos 4.000
| Mundo
Porto Canal

As autoridades das Filipinas elevaram hoje para 3.976 o número de mortos na sequência da passagem do tufão Haiyan pela região central do país.

De acordo com o mais recente balanço do Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres filipino, o tufão causou ainda 18.175 feridos e 1.598 desaparecidos.

Um balanço oficial anterior dava conta de 3.681 mortos, 12.544 feridos e 1.186 desaparecidos.

O mesmo organismo indicou que 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão, das quais 353.862 estão alojadas em 1.550 centros de abrigo.

Pelo menos 288.922 casas foram destruídas e outras 282.884 sofreram danos em 574 municípios, estando os danos causados pelo tufão calculados em 10.300 milhões de pesos (175 milhões de euros).

Cerca de 23 mil pessoas participam nas operações de resgate nas zonas afetadas pelo tufão, para as quais o Governo filipino destinou 119 milhões de pesos (dois milhões de euros).

Dois navios de guerra norte-americanos e um avião britânico com mais ajuda humanitária chegaram no domingo à zona afetada.

O Haiyan, com ventos de até 315 quilómetros por hora, foi o tufão mais forte já registado e o terceiro desastre mais mortífero na história recente das Filipinas.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.