"Fiquei impressionada com seu otimismo" - organizadora do congresso fundador do PS na Alemanha

| País
Porto Canal com Lusa

Berlim, 08 jan (Lusa) - A responsável pela organização do congresso fundador do Partido Socialista na Alemanha recordou hoje o estado de espírito otimista do antigo chefe de Estado Mário Soares durante os dias da reunião, em abril de 1973.

"Mário Soares impressionou-me pelo seu otimismo, pelo seu ânimo e pelas suas ideias sobre um Portugal livre", lembrou Elke Sabiel, antiga funcionária da Fundação Friedrich Ebert (FES), que apoiou a realização do congresso fundador do PS na cidade alemã de Bad Münstereifel.

Já antes do congresso na Alemanha, a FES financiava a Ação Socialista Portuguesa (ASP), uma associação política sem natureza partidária, fundada em 1964, em Genebra, por Mário Soares, Manuel Tito de Morais e Francisco Ramos da Costa, dando origem ao atual PS.

Quando a ASP começou a considerar a possibilidade da sua passagem a partido, a fundação, ligada ao SPD, Partido Social Democrático alemão, financiou os custos de viagens e instalações em Bad Münstereifel.

"Tanto eu como a FES, mas também o SPD e Willy Brandt, estávamos convencidos de que Mário Soares assumiria no futuro uma posição importante num Portugal livre", disse a alemã.

 Sabiel disse que, durante o congresso clandestino na Alemanha, que teve a participação de 27 pessoas, "Mário Soares estava consciente da sua responsabilidade".

"A atmosfera era excelente porque os participantes eram, de facto, um grupo homogéneo, aceitando Mário Soares e as suas propostas", disse Elke Sabiel à agência Lusa.

Os 27 participantes chegaram não só de Lisboa, mas de países como a Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Suécia, Suíça e de diferentes cidades da República Federal da Alemã.

O congresso decorreu durante a semana santa, de 16 a 21 de abril de 1973, e a votação para a transição da ASP a PS decorreu a 19 de abril, com 20 votos a favor e sete contra o documento.

"A transformação da ASP em PS foi importante, não só para Portugal, mas também para a família social-democrata e para a Europa", disse Sabiel, acrescentando que "até hoje, a FES e o SPD, estão ao lado do PS - não para seu próprio interesse, mas para interesse da família social-democrata, para continuar uma Europa democrática".

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

SYRO // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".