Prata de Fraga e duas finais nos Europeus são "ponto de viragem no remo"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) -- A medalha de prata de Pedro Fraga e as duas inéditas finais em Europeus de remo constituem "um ponto de viragem" para a modalidade em Portugal, considerou hoje o presidente da federação.

Em declarações à agência Lusa, Luís Teixeira realçou o desempenho luso em Sevilha: "Foi bastante positivo. Estamos contentes, mas, tendo em conta o longo caminho que ainda temos pela frente, também estamos muito realistas e cientes de que este foi só um primeiro passo. As mudanças de mentalidade e de atitude competitiva foram o principal".

Pedro Fraga foi prata em skiff (LM1x), enquanto a dupla Nuno Coelho/Paulo Fernandes (LM2-) foi quinta, surpreendendo com o apuramento para a final.

"Destaco isso mesmo. A motivação, a mudança de mentalidade é importante. Foi muito forte a abordagem à competição do ponto de vista da seriedade e ambição. Perceberam que as coisas estão a mudar", reforçou.

Luís Teixeira garante que "agora os atletas sentem que há uma retaguarda" e entende que estes resultados de relevo "vão motivar mais jovens, fazê-los sentir que vale a pena treinar muito".

Para os mundiais de agosto, na Coreia do Sul, o dirigente fala em apresentar "equipa de cinco a sete elementos, não mais do que isso", nos quais espera ver reforçada a evolução de uma equipa, "que tem menos um ano do que as rivais para se afirmar, dado o ano perdido com estes problemas da federação".

Depois do oitavo lugar da dupla Pedro Fraga/Nuno Mendes em double scull em Pequim2008 e o quinto em Londres2012, o dirigente reiterou a ambição para os Jogos Olímpicos Rio2016: "Levar duas equipas e conquistar uma medalha".

O presidente revelou ainda que um dos principais objetivos da federação é o de "trazer mais atletas para o nível do Pedro Fraga e Nuno Mendes".

A insolvência da federação tem sido uma problema a resolver pela atual direção, mas Luís Teixeira diz que, mais do que os problemas financeiros ("a equipa foi para Sevilha com o cartão de crédito dos diretores"), a sua equipa tem encontrado "paredes e nós por desatar" em diversas áreas, "estando inclusivamente impedida de abrir uma simples conta bancária".

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.