Carrie Fisher: 'Que a força esteja contigo'

Carrie Fisher: 'Que a força esteja contigo'
| Mundo
Porto Canal

Carrie Fisher, conhecida atriz norte-americana que interpretou a personagem Princesa Leia na saga Guerra das Estrelas, morreu esta terça-feira depois de nunca ter recuperado de um ataque cardíaco, sofrido na passada sexta-feira, a bordo de um avião que fazia a ligação entre Londres e Los Angeles, disse em comunicado a família da atriz.

"Ela foi amada por todo o mundo e a sua ausência será sentida. A nossa família agradece a todos pelos vossos pensamentos e orações", pode ler-se no comunicado que confirma a morte da atriz às 8h55 desta terça-feira.

Foi na primeira triologia da Guerra das Estrelas, de George Lucas, que a atriz ficou conhecida no mundo do cinema com a interpretação de Princesa Leia.

Carrie Fisher começou no cinema na década de 1970 no filme "Shampoo", de Robert Towne, ao lado de Warren Beatty, mas foi com a primeira trilogia da "Guerra das Estrelas", criada por George Lucas, que se tornou mais conhecida, no papel de Princesa Leia.

+ notícias: Mundo

França rejeita a construção de gasoduto que liga Península Ibérica ao resto da Europa

França está contra as intenções mostradas pela Alemanha, Espanha, Portugal e a Comissão Europeia sobre a construção de um novo gasoduto com a Península Ibérica e mantém as suas fortes reticências à ideia de reavivar o projeto MidCat pelos Pireneus catalães, que se abandonou em 2019.

Depois da vaga de calor, chuvas torrenciais inundam ruas de Paris 

Após semanas de calor, a chuva caiu com grande intensidade em Paris durante 90 minutos. De acordo com os serviços meteorológicos, em hora e meia registou-se "70% da precipitação habitual para um mês". Várias ruas, avenidas e estações de metro ficaram inundadas e a circulação rodoviária foi interrompida em vários pontos da capital gaulesa. 

Guterres aponta estabilização de preços de alimentos e pede desmilitarização de Zaporijia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, identificou esta quinta-feira sinais de estabilização dos mercados globais de alimentos e pediu, após uma reunião com os presidentes ucraniano e turco, a desmilitarização da central nuclear de Zaporijia, sob ocupação russa.