Prémio Pessoa: Editor salienta "dedicação e sensibilidade" de Frederico Lourenço

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 dez (Lusa) -- O editor Francisco José Viegas, da Quetzal, chancela publica Frederico Lourenço, disse à agência Lusa que o Prémio Pessoa atribuído ao autor, valoriza um trabalho que tem desenvolvido com "grande dedicação, empenho e sensibilidade".

"É um prémio que nos enche de alegria, que é para uma pessoa, que, ao longo de anos e anos, desenvolveu um trabalho absolutamente notável com grande dedicação, empenho e sensibilidade para a divulgação das letras clássicas, raiz da nossa da cultura", afirmou à agência Lusa Francisco José Viegas.

O editor referiu-se a Frederico Lourenço como um autor -- poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor -- "absolutamente notável, um autor de primeira linha, e um grande tradutor", tendo referido a tradução diretamente do grego clássico da "Bíblia Grega", cujo próximo volume será publicado em março de 2017.

Esta distinção irá "certamente" chamar à atenção para as culturas clássicas, cujo estudo "temos desprezado", disse Francisco José Viegas à agência Lusa.

"Acho que nós temos desprezado o conhecimento das culturas clássicas, e o trabalho, a dedicação e a paixão que o Frederico [Lourenço] coloca nessa divulgação, são fundamentais, e podem inspirar outras pessoas para esse conhecimento e para o regresso da cultura clássica à nossa escola", afirmou.

Referindo-se à tradução da Bíblia Grega, ou a "Septuaginta", cujo primeiro volume saiu em setembro passado, Francisco José Viegas afirmou que "pode fazer interessar muitas outras pessoas pelo texto bíblico na íntegra, sem prisões, sem preconceitos, sem peias, é muito importante".

O editor assinalou ainda o interesse do público por este projeto, cujos próximos dois volumes são publicados em março e novembro de 2017.

O escritor e filólogo Frederico Lourenço venceu a edição de 2016 do Prémio Pessoa, que distingue uma personalidade com intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país, foi hoje anunciado pelo júri, em Seteais, em Sintra.

NL/(AG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.