Bruno Alves quer travar Ibrahimovic, mas sem esquecer os outros jogadores suecos

| Desporto
Porto Canal / Agências

Óbidos, 12 nov (Lusa) - O defesa Bruno Alves apelou hoje à necessidade de travar Zlatan Ibrahimovic no "play-off" de qualificação para o Mundial2014, mas advertiu que a seleção portuguesa de futebol não deverá menosprezar os restantes jogadores da Suécia.

"É possível travá-lo, mas temos de travar a equipa sueca porque sem ser bem servido não poderá fazer muito. É um grande jogador, capaz de definir numa jogada, mas tem de estar acompanhado de toda a equipa. Temos de ter preocupação com toda a equipa e não só com um jogador", assinalou Bruno Alves, reforçando que Ibrahimovic "não joga sozinho".

Para "travar" o mais influente jogador sueco, Bruno Alves defendeu que é preciso, acima de tudo, "conceder-lhe pouco espaço", em declarações aos jornalistas, em Óbidos, onde a seleção portuguesa está a preparar os decisivos encontros com a Suécia, na próxima sexta-feira, em Lisboa, e na terça-feira seguinte, em Solna.

"Toda a gente sabe que é um jogador de classe mundial e temos de ter sempre em consideração o que pode fazer em campo", reconheceu o defesa central, lembrando que Portugal também tem um jogador capaz de desequilibrar a balança a seu favor, em referência ao avançado Cristiano Ronaldo.

Bruno Alves observou que Cristiano Ronaldo "é um jogador que pode fazer a diferença em qualquer jogo" e que a equipa lusa "será sempre mais forte com ele", apesar de a seleção nacional dispor de "um coletivo forte" e contar com "outros jogadores que também podem fazer a diferença".

"É um jogador com muita influência no jogo de Portugal, o melhor jogador do Mundo e que pode fazer a diferença, como já fez várias vezes por Portugal", recordou o central, defendendo que o avançado do Real Madrid merece vencer a Bola de Ouro: "O momento dele, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. Se alguém merece a Bola de Ouro é ele".

Bruno Alves pediu "muita concentração, espírito coletivo e entreajuda" aos restantes jogadores lusos, rejeitando o favoritismo que foi atribuído a Portugal por Ibrahimovic e pelo selecionador sueco, Erik Hamrén, considerando que os escandinavos estão apenas atirar a pressão para cima de Portugal.

"As duas equipas têm responsabilidade, porque querem as duas estar presentes no Campeonato do Mundo. Aceito a responsabilidade de ter de fazer tudo para estar presentes no Mundial", indicou, alertando para a importância de vencer o primeiro jogo, em casa, "e só depois traçar a estratégia" para a deslocação a Solna.

Bruno Alves rejeitou que a maior estatura dos suecos possa ser um problema, assinalando que a equipa lusa tem "jogadores pequenos em estatura, mas com grande futebol": "Os nossos jogadores do meio campo já mostraram que conseguem competir com qualquer jogador. Não é uma questão de estatura, mas de qualidade e também de técnica, em que nós portugueses somos muito evoluídos".

O defesa central desvalorizou os erros cometidos pelo guarda-redes Rui Patrício, tanto ao serviço da seleção, ao contribuir decisivamente para o golo israelita no empate 1-1, como do Sporting, pelo qual consentiu um golo invulgar no "derby" que o Benfica ganhou por 4-3, da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

"O Rui Patrício é um excelente guarda-redes e já mostrou a sua competência em várias ocasiões. Nós, os defesas, e os guarda-redes estamos mais suscetíveis ao erro. Não mancha em nada a qualidade que tem e penso que ainda nos vai ajudar por muitos anos. Vai saber dar a voltar por cima", considerou.

Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19:45 horas e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a seleção escandinava quatro dias mais tarde, a 19 de dezembro, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.

RPC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.